2a. edição: 09 a 12 de abril/2012 - Participe!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Blogs, leitura e literatura

Caro leitor, esclareço que não se trata de um texto acadêmico, embora parte do conteúdo provém da pesquisa para elaboração de uma dissertação, mas como tantos textos da blogsfera, o principal intuito é compartilhar informações:

A expressão blog, foi desenvolvida pelo norte-americano John Barger com o seu pioneiro Robot Wisdon em dezembro de 1997, o termo é oriundo de “webblogs”, que por sua vez é originária da junção das palavras web (teia) e log (diário de bordo utilizado por navegadores e aviadores). Trata-se de uma metáfora da prática de produção neste ambiente, já que de acordo com Blood (2000) a ideia consiste em websites “pessoais” ou “temáticos” atualizados com maior frequência, como num diário. Além disso, alguns autores como Primo & Recuero (2003) apontam que, no início, os blogs serviam apenas para indicação de hyperlinks, dicas de websites pouco conhecidos e comentários, características que ainda hoje permanecem.
Atualmente, há uma diversidade de blogs, microblogs (twitter), comunidades em redes sociais online, repositório de fotos, entre outros artefatos, como modo de compartilhar opiniões, sentimentos de autoria, participação e oportunidade de aprofundar conteúdos quando, muitas vezes, nos meios formais não há espaço e tempo para fazê-lo.

Tais dispositivos tratam dos mais diversos assuntos, inclusive, literatura, livros e leituras. Assim, segue uma relação de links para outros blogs sobre o assunto e caso conheça outros, por favor, clique em comentários e compartilhe:

Dicas do SobreSites:

Liberal Libertário Libertino
Literatura, contemplação e sacanagem em um dos melhores blogs do Brasil. Podem confiar: o blog é meu, mas sou totalmente imparcial.
Gávea
Blog português voltado exclusivamente para a literatura brasileira. Mantido por Francisco José Viegas.
FDR
Fábio Danesi Rossi é um dos mais talentosos escritores da nova geração internética. Seu blog sempre vale a pena.
Aliás - Revista de Cultura Eletrônica
Panfleto eletrônico de cultura criado pela poeta e escritora Elaine Pauvolid, em 2000.
Alexandre Soares Silva
Diário da Corte de Pisuerga, escrito no Mais Triste Exílio pelo Cavalheiro de Beri-Beri. Delicioso blog do autor de "A Coisa Não-Deus" e "Morte e Vida Celestina". Dos escritores da nova safra, é o meu preferido.
O Polzonoff
Excelente blog do crítico literário e editor Paulo Polzonoff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário