2a. edição: 09 a 12 de abril/2012 - Participe!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Programação Completa - 2011

segunda-feira, 25 de abril/2011
Abertura na Biblioteca Mário de Andrade
10h30 - Abertura oficial na Biblioteca Mário de Andrade (entrada da Av. São Luís, 235), contando com a presença da escritora Sílvia Sarleno.
Sílvia Sarleno formada em jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP, recebeu o prêmio Figueredo Pimentel "O Melhor Livro Reconto" de 2007 da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) por Viagem pelo Brasil em 52 histórias. É autora de Mini Larousse dos Direitos das Crianças, de Brasil Criança (publicação do Itamaraty para apresentar o Brasil a crianças brasileiras e estrangeiras) e das traduções e adaptações de Germinal, de Émile Zola, e Ilusões Perdidas de Balzac, que receram o certificado de Leitura Altamente Recomendável da FNLIOJ. O volume mais recente da Coleção Germinal é Guerra e Paz, de Tolstói, adaptação de Silvana lançada em maio de 2008.


Ações: Performance do grupo Pé de Zamba, na entrada da Biblioteca, com o espetáculo SILIBRINA, baseado na pastoril convidando o público a participar com brincadeiras, curiosidades sobre os livros, origem e importância. Autoridades e convidados postarão suas leituras preferidas no blog Semana Leitura com Prazer.


Cada convidado receberá um livro (doação) para sua leitura e depóis devem libertá-los. O conceito é inspirado no bookcrossing, prática difundida nos Estados Unidos e Europa que já conta com mais de 600 mil participantes em cerca de 130 países.



Criado pelo programador Ron Hornbacker em 2001 como forma de rastrar livros pela internet, o bookcrossing virou um fenômeno que ultrapassa barreiras geográficas. A ideia por trás do Livro Livre é que os livros nãp possuem donos, e são na verdade um patrimônio cultural da humanidade. Por isso, devem ser continuamente transferidos para as mãos de novos leitores ao invés de serem esquecidos em estantes e prateleirsa, acumulando poeira e relegado à mera condição de objetos decorativos ou itens de coleção. É como se o mundo todo fosse uma grande Biblioteca. Ao receber o 'não presente' o leitor assume o compromisso de passá-lo adiante após a leitura, deixando-o em um local público onde possa ser encontrado por um novo leitor.



terça-feira, 26 de abril/2001



Entrega de Caixa-Estante na unidade de CRAS Santo Amaro, abrindo o projeto de implantação de 13 Caixas-Estantes, nas unidades de SMADS, a saber: Casa verde/Cachoeirinha, Freguesia/Brasilândia, Perus, Jaçana/Tremembé, Santana/Tucurivu, Vila Maria/Vila Guilherme, Santo Amaro, São Mateus/Sapopemba, Aricanduva/Vila Formosa/Carrão, Vila Prudente/Sapopemba, Vista Alegre, Guaianazes e Mooca.



quarta-feira, 27 de abril/2001


15h - Palestra com o Prof. Dr. Ilan Brenman com o tema "Mediação de leitura e narração de histórias" no auditório da Biblioteca Mário de Andrade.


Ilan Brenman é Mestre e Doutor pela Faculdade de Educação da USP, bacharel em psicologia pela PUC de São Paulo, autor de 40 livros (alguns premiados e traduzidos no exterior). Foi consultor da Fundação Abrinq e da Fundação Orsa.


quinta-feira, 28 de abril/2011


Encontro com Escritores nas Bibliotecas, CEUS e Unidades da Rede municipal de Ensino.



sexta-feira, 29 de abril/2011


Tema do Encontro: Leitura e Narração como ferramenta de Inclusão Social


9h - Abertura do evento com apresentação do Grupo Pé de Zamba e o espetáculo SILIBRINA.




Fala Institucional da Comissão - Secretarias Municipais de Cultura, de Educação e Assistência e Desenvolvimento Social - Avaliação da 1° Semana da Leitura


10h - Mesa redonda com: Giba Pedroza


Giba Predroza é contador de histórias, graduado em Letras e pesquisador da tradição oral, literatura e cultura infantil, há mais de vinte anos. Foi roteirista do programa radiofônico infantil "Quintal Encantado" ministrou cursos e oficinas para professores e arte-educadores em diversas cidades, foi um dos fundadores do Grupo Girasonhos, com o qual lançou o CD "Roda de Histórias". Realizou ao lado da isntrumentista Renata Mattar rodas de histórias temáticas com cantigas e canções, intitulada "Contos de Todos os Cantos", que percorreu todo o interior do estado de São Paulo na "Mostra Sesc de Artes" cujo CD foi finalista do prêmio TIM 2008. Teve seu trabalho repercutido em grandes veículos da imprensa, entre eles TV Globo, no Jornal SP-Já, a TV Cultura nos programas Vitrine e Metrópolis, TV Bandeirantes no programa Flash, entre outros. Idealizou e participou de diversos eventos de contadores de histórias como "Festival do Lobisomen" (2001 - S. Luiz do Paraitinga/SP), "Boca do Céu - Encontro Internacional de Contadores de Histórias". Atualmente é assessor da programação da Biblioteca Hans Christian Andersen - Temática em Contos de Fadas onde também coordena o Curso Básico de Formação para Contadores de Histórias.


12h - Intervalo para almoço


14h - Retorno das Atividades com Sônia Paschoal e Marcia Wada


Sônia Paschoal é doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais, Mestre em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Experiência na area de mediação cultural, Atua principalmente nos seguintes temas: Crianças e Adolescentes em Situação de Abrigo; Mediação e Ação Cultural; Dialogia; Dispositivos Informacionais e Culturais; Narrativas Audiovisuais. Atualmente é bolsista FAPESP e colaboradora nos grupos de pesquisa: Cidade do Conhecimento - CTR - ECA - USP com foco em gestão de acervos audiovisuais (armazenamento, indexação e circulação) e como pesquisadora Júnior do ColaborI - Colaboratório de Infoeducação.


Márcia Wada é mestre em Educação, Pedagoga, Psicóloga clínica. Coordenadora e assessora de projetos sociais e educacionais na A Cor da Letra - Centro de Estudos e Assessoria em Leitura e Literatura Infantil com jovens, voluntários, educadores em diferentes espaços como: escola pública, organização não governamental e empresas privadas no território brasileiro. Tem especialização no trabalho com adolescentes e jovens, nos últimos anos tem se dedicado ao estude de D. W. Winnicott, autora do livro Juventude e Leitura (Annablume,2004).


17h - Encerramento

4 comentários:

  1. Muito boa idéia! e ótimos livros nas estantes! parabéns BMA!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Sou bibliotecária da rede municipal de bibliotecas de São Paulo, trabalho no CEU Jd. Paulistano e gostaria de saber se ao final da palestra haverá certificado para os participantes.
    Grata,

    ResponderExcluir
  3. Oi Wal!

    Sim, ao final da palestra haverá certificado de participação.
    Venha, divulgue e traga os amigos, pois é gratuita e há bastante espaço no auditório da Biblioteca Mário de Andrade.

    Abs,
    Elisângela

    ResponderExcluir